Logo Congresso Católico de Educação

Participantes

Dom Odilo Pedro Scherer

Mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi reitor de diversos seminários e lecionou Filosofia e Teologia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato, em Toledo-PR (1980-1985); na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Toledo-PR (1985-1994) e no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina-PR. É cardeal e arcebispo de São Paulo (desde 2007), é membro do Pontifício Conselho para a Família (desde 2009), membro da Comissão de Implementação do Acordo Brasil-Santa Sé, da CNBB (desde 2012) e membro da Congregação para a Educação Católica (desde 2013).

Prof. Dr. Gabriel Perissé

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é autor de mais de vinte livros sobre formação docente, didática, ética, estética e leitura criativa.

Irmã Alba Rivas

Nascida em Daule, Equador, em 9 de fevereiro de 1946, irmã Alba Arreaga Rivas, é filha da Caridade no Equador. Possui graduação em Filosofia e Sócio Economia, em Educação e diploma em Gestão Educacional e Doutrina Social da Igreja. No Equador, foi diretora de muitas escolas, provincial das Filhas da Caridade e secretária geral da Confederación Interamericana de Educación Católica (Ciec).

Dom Carlos Lema Garcia

Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) em 1979. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção São Paulo, em 1981. Recebeu a ordenação sacerdotal das mãos de santo padre João Paulo II, na Basílica de São Pedro em Roma, no dia 2 de junho de 1985, juntamente com um numeroso grupo de diáconos. Obteve o doutorado em Teologia Dogmática em 1987, em Roma, no Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz, com a tese: "A Santíssima Trindade - origem, exemplar e fim da Igreja - no Concílio Vaticano II" (1991). É vigário episcopal para a Educação e a Universidade desde 2014.

Prof. Humberto Silvano Herrera Contreras

Graduado em Pedagogia e Filosofia, também é mestre e doutorando em Educação, é professor em cursos de pós-graduação e de licenciatura na área do Ensino Religioso. Compõe o Conselho Editorial da Revista da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Presta assessoria pedagógico-pastoral no Setor Universidades/CNBB, como professor-consultor.

Irmã Vânia Cristina de Oliveira

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Sagrado Coração - USC Bauru-SP (2007) e mestrado em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2015). Atualmente é secretária provincial do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Província de São Paulo e também responsável pela Pastoral Família Cleliana da Sagrado - Rede de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pastoral Escolar, atuando nos seguintes temas: texto, contexto, educação, capacitação de professores, espiritualidade e formação de jovens e adultos. Participa dos grupos de pesquisa: Texto, Leitura e Escrita; Formação de Professores e Paradigmas Curriculares.

Prof.ª Valéria Torezan Tabach

Formada em Magistério e certificada em Estudos Teológicos para Leigos pelo Instituto de Teologia da Região Episcopal Sé (Itelsé), em 2006 assumiu a coordenação da Catequese de Crisma no Colégio Dante Alighieri, função que exerce até o presente. Atua também no projeto Espiritualidade e a Vida, direcionado aos alunos do curso de Alfabetização para Adultos, no Colégio Assunção.

Prof. Luis Eduardo Duarte Novais

Professor e consultor pedagógico, pedagogo graduado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre e doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é cofundador da Escola Católica Querigma (São Carlos - SP) integrante do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Paradigmas Curriculares" (CNPq/PUC-SP), diretor acadêmico da Escola de Formação para Educadores Católicos e membro da Associação Católica de Historiadores

Pe. Vandro Pisaneschi

Advogado, mestre em Psicologia Clínica pela pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. É coordenador de Pastoral do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo.

Prof.ª Dora Ferraz Porto

Mestre em Matrimônio e Família pelo Instituto de Ciências para la Família da Universidade de Navarra, Espanha; orientadora familiar; diretora Geral do Colégio Catamarã Vita; diretora do Programa "Protege o Teu Coração Brasil" e autora do livro "Pais inteligentes, filhos resolvidos".

Pe. Ovídio José A. Andrade

Sacerdote da Diocese de Franca, SP, assessor Eclesiástico da Pastoral da Educação, desde junho de 1992 e coordenador da Pastoral do Menor do Regional Sul 1, a partir de 2001. É também coordenador da Pastoral do Menor da Região Sudeste desde 2009 e foi nomeado pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da Diocese de Franca no dia 05 de fevereiro de 2017.

Prof.ª Sandra Oliveira

Pedagoga, é atualmente diretora pedagógica do Colégio Mão Amiga.

Dr.ª Juliana Malheiro

Advogada com pós-graduação em Terceiro Setor e Fundraising (Espanha), desde 2010 trabalha na direção do projeto social do Colégio Mão Amiga com a missão de torná-lo sustentável.

Paolla Fragnan Pereira Domingues

Psicóloga especialista em Análise do Comportamento pela Universidade de São Paulo, Saúde Mental pela Santa Casa de Misericórdia/CAISM e Atendimento de crianças e adolescentes pelo Centro de Pesquisa e Ciência Paradigma. Experiência de 10 anos de atuação na área da Psicologia Educacional e atendimento terapêutico de crianças, adolescentes e adultos.

Pe. Antonio Francisco Ribeiro

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia, mestre em Teologia Moral, bacharel em Pedagogia, bacharel em Direito e advogado. Atua como professor universitário e coordenador da Pastoral da Região Lapa.

Marcelo Andery

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é diretor executivo da Solar Colégios e assessor em Educação Personalizada.

Prof. Roberto Mallet

Roberto Mallet é diretor, ator e professor de teatro. Ensina interpretação e improvisação no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Campinas (UNICAMP) desde 2002. Em 1992 fundou em São Paulo o Grupo Tempo. Cursou Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde conheceu Maria Helena Lopes (Grupo Tear), com quem estudou de 1980 a 1986. Desde 1987 vem se dedicando também ao ensino, particularmente nas áreas de interpretação e teoria teatral, ministrando oficinas e cursos. Em 2015 criou o curso on-line "Encontre a Sua Própria Voz".

Prof. Francisco Borba Ribeiro Neto

Francisco Borba Ribeiro Neto, sociólogo e biólogo, doutor em Oceanografia, é coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professor de Ecologia e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) de 1984 a 2004, onde se dedicou, entre outras atividades, à formação de professores de Ciências e Biologia. É colaborador frequente em revistas, jornais e programas de televisão.

Prof.ª Cecília Canalle Fornazieri

Graduada em Letras e Pedagogia, fez especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenadora e diretora de escola. Atualmente, é docente de Comunicação na Fatec Sebrae.

Paulo Roberto Guerra

Beto Guerra (Paulo Roberto Guerra) é profissional de Marketing, especializado em Construção de Marcas, Plataformas de Relacionamento e Campanhas de Incentivo e Captação. Há mais de 25 anos desenvolvendo estratégias de comunicação para grandes marcas de consumo e criando projetos com jovens como o Torcida Brasil (Banco do Brasil), Parada Disney Brasil (Grupo ABC), UNG Volley Team (Universidade Guarulhos), Embaixadores Reebok (Vulcabras) e Report Sports- Basquete e Vôlei (Grupo Suzano), dentre outros. Teve a oportunidade de trabalhar com inúmeros colégios, milhares de estudantes, centenas de pais e famílias por todo o Brasil. Hoje, além do trabalho com marcas, aplica sua experiência no relacionamento entre pais, filhos e colégios como consultor do Colégio Catamarã Vita, nos cursos Performance e do Colégio Catamarã Referência. Beto Guerra é pai, marido, catequista e ministro extraordinário da Eucaristia e sua palestra "Filhos, colégios e redes sociais... Por que ainda estamos aqui?" traz uma análise divertida, mas profunda, instigante e estimulante, das modernas relações entre pais, filhos e colégios.

Dr. Rubens Tilkian

Advogado, bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolinas Unidas (FMU), é sócio do escritório Decoussau Tilkian Advogados. Especialista em Direito Societário (Masters of Law) pelo INSPER, instituição de ensino credenciada pela AACSB International - The Association to Advance Collegiate Schools of Business, tem experiência nacional e internacional em renomados escritórios de advocacia. Foi vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de São Paulo. Ex-diretor Jurídico do Conselho Comunitário de Segurança do Itaim-Bibi, é master coach formado pela Sociedade Latinoamericana de Coaching, com certificado reconhecido pela International Association of Coaching. Atua como analista comportamental pela Inscape Publishing Inc., empresa americana pioneira em ferramentas de Análise Comportamental. Possui formação em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, é mediador formado pelo III Curso Latino-Americano de Capacitação em Mediação de Conflitos - São Paulo/Buenos Aires, atuando extrajudicialmente desde 1998. É presidente e fundador do Instituto Vertus de Mediação e Resolução de Conflitos, entidade homologada e credenciada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, além de ser vice-presidente da Comissão Especial de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo.

Realização

Coorganização

Apoio